Artigo: os valiosos ensinamentos do grande mestre Rickson Gracie
*Arrumei meu quimono na mochila já pensando como seria o seminário do mestre Rickson Gracie. Sempre é bom lapidar os movimentos, reciclar ideias, aprender e reaprender de outra maneira. O lugar do seminário é de frente para o mar, num entardecer típico do Rio de Janeiro. Na entrada do salão, onde ficava um grande dojô, tinha uma recepção, onde todos os participantes realizavam uma confraternização. Não parecia ser uma reunião de vários lutadores de várias equipes, mas a reunião de uma academia.
Um rápido lanche naquela mesa de frutas, um refresco, e o seminário começa. Cumprimento, em seguida um rápido aquecimento, e, agora, vamos ao Jiu-Jitsu! Todos focados nas explicações e demonstrações de aplicação de conexão para o máximo de eficiência com o mínimo de força, e onde não aplicar força por ser inútil; a posição da conexão ideal do nosso corpo em relação ao nosso oponente. Movimentos que, se não fossem acompanhados por uma explicação do Mestre Rickson, seriam imperceptíveis aos nossos olhos. Detalhes. E são esses detalhes, muitas vezes invisíveis, que fazem a diferença na hora da luta no Jiu-Jitsu esportivo ou na defesa pessoal.

Vendo a posição e, em seguida, fazendo com o seu parceiro de treino, experimentando as posições - e o que é mais importante, “sentindo” a posição. Diversas vezes, Rickson dizia: “feche os olhos e sinta a posição”. As dúvidas que surgiam eram prontamente respondidas e desenvolvidas à medida do interesse e da necessidade da posição. Perto do final do seminário, passamos para posições de MMA, em que mostrou, mais uma vez, a importância do conhecimento da defesa pessoal da nossa arte suave. E mais posições foram mostradas pelo Mestre Rickson.
O tempo passou rápido, e creio que todos ficariam ali mais tempo naquele tatame aprendendo e experimentando os ensinamentos do professor, num grande treino entre amigos. Mas como o tempo não pode ser finalizado, uma rápida cerimônia de encerramento antecedeu fotos com o mestre, e acredito que o caminho de volta para casa de todos ali foi pensando e lembrando tudo que foi ensinado para a evolução do nosso Jiu-Jitsu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário